Buscai em primeiro lugar

Foto: Site Quizur; Acesso> https://pt.quizur.com/quiz/qual-e-o-seu-nivel-de-esperanca-1Agi

buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e as outras coisas vos serão acrescentadas
Mateus 6:33

Este artigo é uma reflexão sobre o que realmente precisamos buscar enquanto aqui vivemos e uma meditação sobre aquilo que devemos deixar de lado.

Em uma madrugada, acordei com um sonho que tive com meu pai que já partiu. No momento em que acordei, uma frase me veio à mente:

Uma das características da felicidade é ser grato pelo que tenho, buscar com esperança o que preciso e não me importar com o que não é necessário pra mim”.

Confesso que eu mesmo não entendi o porquê dessa frase nascer na minha mente logo após um sonho com meu pai, mas, comecei a pensar sobre ela, e me lembrei do versículo acima “buscai primeiro o Reino de Deus”.

O Reino de Deus é algo extremamente necessário para nós. Se não buscarmos o Seu Reino, ou seja, se não buscarmos o governo de Deus sobre nossas vidas e Sua vontade (como Jesus ensinou na oração do Pai nosso), não adianta conquistar tudo que sonhamos. Ter bens, ser admirado, ser reconhecido, nada disso é importante. Sem Deus, a vida é apenas uma mera caminhada que, em algum momento, terminará mal. Depois da morte (sem Deus), a recompensa será a condenação. Mas, com Deus, a vida como a conhecemos pode ter um início ao invés de um fim.

Nossa vida aqui pode ser comparada à de um bebê que ainda está sendo gerado. No ventre da mãe, o bebê (se pudesse entender) pensaria que tem tudo o que precisa: não precisa fazer nada para se alimentar, não sente frio ou calor, não se cansa, não tem medo, pode dormir o quanto quiser, etc. No entanto, ele não tem noção do que está por vir, pois o mundo que o espera está cheio de surpresas que o deixarão empolgado. É muito maior do que a segurança e a tranquilidade que ele conhecia no ventre de sua mãe.

Assim, somos nós que buscamos o Reino de Deus, ou seja, ainda estamos como um bebê no ventre, que é o nosso mundo natural. No entanto, está chegando o nosso momento de nascer e conhecer a luz da vida, que ainda não podemos ver. Quando pensarmos que tudo terminou, é aí que tudo estará começando. Nossa verdadeira vida começará na Nova Jerusalém, onde a vida não será curta, não haverá pecado e não teremos perdas de pessoas amadas. Será uma vida eterna e intensa, sempre ao lado de Jesus.

Nesse raciocínio, entendo o motivo da frase que veio à minha mente; porque tudo o que temos nesse mundo é vaidade (como já dizia Salomão) e, mesmo se tivéssemos tudo, ainda sentiríamos falta de algo. No entanto, debaixo das mãos de Deus, temos nossa provisão. Tudo aquilo que nos é necessário, Deus nos dá, e a gratidão por aquilo que já temos nos faz ainda mais felizes, algo bem oposto àqueles que vivem reclamando de tudo e acham que nada está bom, pois sempre buscam o que não lhes é necessário.

Seja grato a Deus todos os dias. Agradeça se chover; agradeça se fizer sol. Agradeça se as coisas derem certo; agradeça se derem errado. Pois não merecemos nada, mas mesmo assim, Deus nos abençoou e nos deu mais um dia de vida, saúde, trabalho e esperança.

Que Deus te abençoe hoje e sempre.

Por Rogério Filho

Nenhum comentário: