Quem sou eu

Olá! Meu nome é Rogério Filho, sou cristão evangélico, atualmente congregando na Igreja Metodista no bairro Dom Bosco, cidade de Volta Redonda/Rio de janeiro - Brasil.

Sou nascido no ano de 1978, vindo de família católica, mas me converti aos 12 anos. Atualmente, leciono Escola Dominical na igreja, em uma classe de jovens casais e também sou ministro de louvor. Além dos compromissos eclesiásticos, resolvi fazer alguns trabalhos independentes também, como este blog, que na verdade é um arquivo dos estudos que escrevo para a Escola Dominical, também sobre experiências vividas, sobre história, ciência e algumas curiosidades.

Um pouco sobre minha conversão

Quando eu tinha 12 anos, comecei a ter algumas experiências até então estranhas pra mim. Eu tinha visões de coisas, pessoas, ouvia barulhos de noite como passos e em alguns casos, até sentia a presença de "alguém". Essas experiências foram extremamente assombrosas pra mim e eu sabia que não eram coisa boa, mas, por causa delas, comecei a orar a Deus pra me mostrar um Caminho...

Um dia, sem esperar, um amigo meu quis me mostrar uma música nova que ele tinha aprendido a tocar no violão. Ele era da igreja e depois de me mostrar a música, ele começou a me falar de sua igreja e me convidou para ir em um culto. Eu na mesma hora aceitei e tive o seguinte pensamento: "Deus está me mostrando o Caminho". Fui no culto duas semanas após o convite e nunca mais saí da igreja.

No primeiro culto que fui, ao ouvir o apelo, fiquei ansioso de ir ao altar, mas, devido à minha vergonha, não consegui, mas, na semana seguinte, voltei ao culto dominical e quando o pastor fez o apelo, eu imediatamente me levantei e fui à frente. Quando o evangelista da igreja (hoje este mesmo evangelista é o pastor da igreja a qual estou congregando!), eu senti algo muito estranho, mas, dessa vez algo maravilhoso acontecendo enquando ele orava por mim com suas mãos sobre minha cabeça. Eu senti como se o próprio Deus estivesse com suas mãos sobre mim.

Tive algumas dificuldades com meus pais na minha conversão, porque eles não aceitaram muito bem minha troca de religião, por isso meu pastor me chamava de "corajoso", porque eu, um pré-adolescente, abri mão das coisas de um adolescente da minha idade, tive que "pisar em ovos" para não aborrecer meus pais e continuar na igreja, mas, pelo agir de Deus, tive forças pra conseguir vencer tudo o que eu precisava e também consegui a aceitação de meus pais sem desrespeitá-los.

Eu amava ler a bíblia e descobrir as histórias descritas nela e eu sempre busquei ajuda tanto de pastores como de irmãos experiêntes pra me ajudarem a entende-la. Com uma busca incessante pelo aprendizado, alguns anos depois eu passei a ensinar. Comecei a lecionar na classe de juvenis de minha igreja com 16 anos de idade. Nessa época eu já era ministro de louvor na igreja local e na antiga Federação Metodista de Juvenis, o qual fui líder de louvor por quase 2 anos.

Hoje, sou casado desde 2010 e tenho um filho que Deus nos concedeu no ano de 2015. Minha esposa e eu atuamos juntos no ministério de Louvor e também como professores de Escola dominical.

No que creio

Como eu digo aos meus novos alunos, tenho alguns princípios de crença, os quais todos são baseados nas Escrituras, que são:

  • Só existe um Deus
  • Não há uma outra força que seja capaz de criar ou manipular a criação ou nossas vidas. Tudo está debaixo de Seus olhos, o Eterno é soberano em tudo. foi Ele quem fez, faz e que há de fazer. Por seu infinito amor, somente seu Filho, Yeshua - Jesus Cristo, filho unigênito de Deus, que veio como um homem, que viveu e morreu pelos pecados de toda a humanidade. Jesus foi o sacrifício que ninguém poderia ter feito por amor a nós, pecadores. Seu sangue e somente ele, nos purifica de todo pecado. Seu Espírito Santo é quem nos convence do pecado, Ele nos abençoa com sua direção, consolação e nos guia ao Deus criador, o Eterno. O mesmo Deus que se revelou a Abraão, a Isaque e a Jacó. O mesmo Deus que libertou o povo hebreu do Egito, o mesmo Deus que deu seu Filho, este é o Deus a quem creio, o Deus a quem sirvo.

  • Todos somos pecadores e dependemos de Deus
  • "Todos pecaram e desistituídos estão da glória de Deus...Romanos 3:23-26"
    Uma função eclesiástica, um título, tempo de igreja, nada disso faz alguém ser mais "santo" do que outro e todos carecemos do perdão de Deus por causa de nossos pecados. Se precisamos de perdão, também precisamos de arrependimento, o qual deve ser sincero abastecido de intensão de não pecar mais. Mediante ao arrependimento, alcançamos o perdão de Jesus.

  • Não há outro intermediador entre homens e Deus
  • "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo." I Timóteo 2:5-6
    Minhas palavras são dispensáveis dada a clareza do texto. O Apóstolo Paulo, cheio do Espírito Santo disse que Jesus é nosso intermediador. O maior escritor do Novo Testamento nos deixou claro que não há necessidade de intermediação de um ser humano para alcançarmos a Deus.

  • Somos justificados pela Graça de Deus
  • "sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus..." Romanos 3:24 A graça de Deus está diretamente ligada ao sacrifício de Jesus na cruz que foi por todos nós pecadores. Por seu sacriífio, o qual não merecemos, poderemos ter nossos pecados justificados e sermos limpos e assim, podendo nos aproximarmos de Deus.

  • Tudo que for contrário às Escrituras é dispensável
  • A Palavra de Deus é a verdade. Toda verdade manipulada é mentira e no caso da Bíblia, é heresia. Se a Bíblia diz: "faça isso" e um líder diz: "não faça isso", ele poderá estar contrariando às Escrituras. Toda pessoa que deseja seguir a Deus deve buscar Nele o entendimento da Sua Palavra e a mesma deverá ser aplicada em sua vida e não somente aprendida. Vários escritos na Bíblia nos advertem para falsos mestres, os quais iriam tentar enganar pessoas usando as Escrituras, dizendo que "não é bem assim". As pessoas que somente ouvem a Palavra mas não as praticam, são presas fáceis para enganadores como estes.

  • Nossa oferta a Deus é nosso culto
  • Segundo o apóstolo Paulo, nosso culto racional (Romando 12:1), ou seja, nossa adoração é nossa oferta de sacrifício agradável a Deus. Nunca devemos despresar o fato que a adoração em congregação é algo que alegra o coração de Deus. Congregar junto aos irmãos em adoração sincera é algo do coração de Deus.

Bem, é claro que se eu tivesse enumerado tudo o que creio, sigo e ensino, não dariam poucas páginas, mas, aqui, mostro que esses passos podem te ajudar a se orientar no início de sua caminhada assim como foi na minha!

Bem, assim, encerro minha apresentação e o que vem adiante, são os artigos publicados, onde você terá uma ideia ainda melhor do que creio e sigo. Espero que todo o conteúdo aqui seja uma bênção pra você, que sirva como material para ensinar e uma luz para clarear algumas dúvidas. Que Deus abençoe sua vida.

Rogério Filho