Idolatria

Você é idolatra? Idolatria é a adoração ou reverência excessiva. No contexto mais amplo, a idolatria também pode se referir à deificação ou adoração excessiva de pessoas, ideias, celebridades, bens materiais ou qualquer coisa que seja colocada acima de princípios espirituais ou éticos, muitas vezes em detrimento do bem-estar humano e da moralidade. Em resumo, a idolatria envolve a atribuição de uma importância desmedida a algo ou alguém em detrimento de princípios religiosos, morais ou éticos.

Alguns dizem que venerar é diferente de adorar. Vamos ver o que temos como definição de venerar:

“Venerar é um verbo que significa mostrar profundo respeito, admiração, devoção ou reverência por algo ou alguém. Quando você venera algo ou alguém, está expressando um sentimento de reverência e admiração intensa. Pode ser usado em contextos religiosos, onde se presta culto a uma divindade ou a um santo, ou em contextos seculares, onde se demonstra grande respeito por uma figura notável, ideia, valor ou objeto. Venerar implica um grau significativo de admiração e devoção”

Conforme a pesquisa feita através do chatGPT, em contexto religioso, “venerar” é adorar ou cultuar. Mas, continuando nossa pesquisa, vamos ver qual é a raiz da palavra venerar:

“A palavra "venerar" tem origem no latim. Ela deriva do verbo "venerari," que significa "honrar, respeitar ou adorar." A palavra latina "venerari" era usada para expressar a ideia de mostrar profundo respeito ou devoção, especialmente em um contexto religioso. Ao longo do tempo, essa palavra evoluiu para as línguas modernas, incluindo o português, mantendo seu significado de reverência e adoração a algo ou alguém digno de respeito. Portanto, a palavra "venerar" é usada para descrever o ato de demonstrar profundo respeito e admiração.”

Novamente, vemos o conceito de adoração na palavra venerar.

Alguns insistem que venerar é diferente de adorar, mas, como já vimos tanto na raiz da palavra venerar, como no seu significado atual, ela é o mesmo que adorar. Então, para comparar, vamos falar em adoração. O que é adoração, partindo dos modelos de adoração de vários povos na história:

1. Adoração do povo Hebreu

Abrãao - o pai do povo Hebreu

A adoração ao Deus de Israel, se dá por meio de orações a Deus, por meio das festas bíblicas, como por exemplo, Pessarch, Shavuot, Sucot, Yom Kippur, Purim, etc. Também acontece a adoração com cânticos para Deus, por exemplo, no livro de Salmos da Bíblia, vemos que os adoradores de Deus sempre compunham cânticos que exaltavam a grandeza e soberania de Deus e a confiança que os Hebreus tinham em Deus. Os adoradores do Deus de Israel, sempre seguiram seus mandamentos que foram primeiramente escritos na Torah e quando veio a Nova Aliança, os ensinos apostólicos foram adicionados ao seguimento. Dentro da adoração Judaico-cristã, nunca existiu a adoração a deuses pagãos.

2. Adoração grega e romana

deus grego Zeus

Os gregos e romanos tinham uma mitologia muito parecida e sua adoração tinham basicamente os mesmos deuses, porém, com nomes diferentes. Por exemplo, Zeus - o deus grego administrador do Olimpo. Este deus era adorado com orações, canções e manifestações públicas.

“O culto a Zeus era uma prática disseminada na Grécia. Haviam estátuas, templos, oráculos e até festivais realizados em sua homenagem. Um dos locais onde a adoração a Zeus era mais significativa era a cidade de Olímpia. Nessa cidade grega, a cada quatro anos, eram realizados os Jogos Olímpicos”

A adoração a Zeus foi também difundida em Roma onde era reconhecido como Júpiter. No caso de Roma, muitas divindades de outros povos fizeram parte de sua mitologia, como por exemplo, a adoração a Mitras – o deus Sol e Semírames, a deusa suméria que foi adorada em diversos povos e inclusive em Roma, onde foi chamada de Vênus. Essa deusa a qual a igreja romana associou a Maria, devido ao seu sincretismo. Conforme diz o artigo do site Recanto das letras (URL: https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-religiao-e-teologia/7422887)

deusa romana Vênus



3. A adoração hindu

Dentro da adoração hiduísta, existem milhares de deuses e em sua tríade principal aparecem os deuses Bhrama, Vishnu e Sheeva, que é a mais famosa entre os três. Assim como a adoração nos outros povos, a adoração hindu repete os mesmos costumes: orações, manifestações populares, templos erguidos aos deuses, etc.

4. A adoração cristã

A adoração cristã, difere severamente da adoração dos povos pagãos, pois esta descende da adoração judaica que segue a Lei de Moisés (no caso do cristianismo, os Dez Mandamentos). A principal diferença da adoração cristã é que somente Deus, o criador, Jesus (Yeshua), seu Unigênito Filho e Espírito Santo. Na Lei de Deus, não é permitido entre os cristãos (e Judeus) a adoração a imagens, como determinado nos Dez Mandamentos, nos primeiros dois mandamentos, como podemos ler:

“1 Não terás outros deuses além de mim. 2 Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na Terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos.”
Exodo 20:1-2

O mandamento é muito claro: Deus não pode ser adorado em conjunto a outros deuses e imagens não devem ser construídas para serem adoradas.

Símbolos venerados não é idolatria?

Quando constantino atraiu os cristãos dizendo que se converteu ao cristianismo, percebemos pelos fatos históricos que isso foi uma mera estratégia política e uma das provas disso é seu próprio batismo que só aconteceu em seu leito de morte, mas, além do batismo, vemos Constantino misturando a cultura pagã dentro do cristianismo e isso começa com as imagens.

Uma evidência clara da mentira de sua conversão é que ele tenta misturar Jesus a Mitras (deus Sol da mitologia romana). Ele diz que Jesus e Mitras são um só e podemos ver isso nas pinturas antigas, especialmente da época renascentista onde vemos as figuras divinas ilustradas com o disco solar sobre suas cabeças. O disco solar é Mitras e sobre as cabeças das pessoas era desenhado o disco solar às pessoas que eram consideradas divinas.


Outra evidência muito forte sobre a tentativa de adulterar o cristianismo com o paganismo, ainda envolvendo Mitras é o dia do Natal. O deus Mitras ficou associado ao "Solus invictus" (Sol invicto). O dia 25 de dezembro se tornou um dia de celebração do natal o qual o mesmo dia já era associado ao dia de adoração anual a Mitras (antes da farsa da conversão de Constantino) que era adorador desta divindade romana. Apesar de Constantino dizer que se converteu e fazer um "teatro" de apoio ao cristianismo, qual seria sua real intenção de infiltrar tantas práticas pagãs dentro do cristianismo? A resposta é obvia: ele queria acabar com o cristianismo e sua tática foi começar de dentro pra fora.

Como podemos ver, desde os primórdios do culto ao Deus de Israel, muito antes de Israel existir, vemos que aqueles que adoravam a Deus nunca construíam símbolos para adorar e quando Jesus começa a discipular seus apóstolos, nunca vemos Jesus dizer que imagens deveriam ser construídas para "simbolizar" sua pessoa, seus apóstolos ou mesmo sua mãe humana. Muito menos vemos Deus ou Jesus ensinar que pessoas (pecadores) deveriam ser adoradas. Lembrando que, como já vimos, a definição da palavra "venerar" não difere do sentido de adorar, ou seja, quem venera está adorando. Mas, com a instituição da igreja romana, vemos Constantino instituir o culto às imagens dizendo estar recebendo instruções divinas. Pensemos: Deus reprovou a adoração às imagens, Jesus nunca adorou imagens, o ensino apostólico sempre reprovou o culto às imagens, então, por que os cristãos deveriam adorar imagens? Obviamente, é uma pergunta retórica! Basta pensar um pouco e conhecer as Escrituras e um pouco da história de Constantino para ver que ele tentou implantar a adoração de seus deuses dentro do cristianismo de forma suscinta. Um dos maiores exemplos é Mitras e Vênus.

Mesmo independente do sentido da palavra venerar, vemos que aqueles que “veneram” imagens, não têm diferença no padrão de adoração de todos os povos pagãos da história antiga ou mesmo da história contemporânea. Aqueles que veneram imagens têm as seguintes práticas:

  • Fazem orações para as imagens
  • Fazem templos para as imagens
  • Definem dias de homenagem para as imagens
  • Acreditam que as imagens lhes protegem
  • Fazem ofertas para as imagens
  • Oferecem sacrifícios para as imagens

Observe que o padrão da “veneração” é o mesmo da adoração aos deuses pagãos, ou seja, o verbo venerar é sinônimo de adorar (cultuar), vemos que a ação feita pelos adoradores de imagens é a mesma ação de adoração de todos os povos e culturas que adoram / adoravam deuses mitológicos. Então, baseado nas práticas destes, vemos claramente o culto às imagens contrariando tudo o que o verdadeiro cristianismo prega.

Conclusão

Àqueles que defendem a adoração às imagens, dizem que o Antigo Testamento não serve para os cristãos modernos e que sua única importância é histórica. Esse conceito não tem sentido algum, porque todos os ensinos de Jesus citam o Antigo Testamento. Sendo assim, fica muito claro que toda a Bíblia é importante. Lembrando também do texto que o Apóstolo Paulo disse: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver" (2 Timóteo 3:16), lembrando aqui que as Escrituras que Paulo falava eram os ensinos da Torah (os cinco livros de Moisés) e a Tanach (que são os livros dos profetas). Então, vai mais uma indagação: Se Paulo, que veio depois de Cristo, ensinou sobre Cristo e disse tais palavras, quem teria autoridade para dizer que o Apóstolo Paulo está errado sobre as Escrituras? E também deve-se lembrar também que Jesus não deixou de cumprir e ensinar as palavras do Antigo Testamento, então, como o Antigo Testamento não teria valor se o próprio Jesus ensinou sobre elas? Como eu disse, nem Deus, nem Jesus, nem os apóstolos ensinaram o povo de Deus a adorar imagens ou cultuar pessoas como divinas; ao contrário, isso sempre foi repudiado por Deus e Jesus, sendo um dos pecados que mais provocou a ira de Deus sobre o povo de Israel.

Se você é um cristão e adora imagens, te dou uma sugestão: Estude a Bíblia toda. Pense que as Palavras de Deus estão neste livro e que não há homem que seja maior que Deus e se você quiser sequi-lo, deve seguir Suas palavras. Caso não queira deixar a a adoração às imagens, saiba que independente do seu próprio conceito, você não é um seguidor de Cristo, pois os que o seguem, seguem seus mandamentos, observam toda Sua Palavra e não o negam com suas ações.

"E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade." I João 2:3-4

"Porquanto, nisto consiste o amor a Deus: em que pratiquemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são penosos." I João 5:3

"[aqueles que] Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra." Tito 1:16

O cristianismo consiste em adorar somente a Deus e a Jesus, não há adoração a "santos", figuras mitológicas, amuletos ou mesmo, pessoas ainda vivas. A adoração a qualquer tipo de imagem é um grave pecado e traz condenação.

Deus abençoe a todos!

Por Rogério Filho