O Sacrifício de ser

"...e vieram ao lugar que Deus hes dissera, e edificou Abraão um altar e pôs em ordem a lenha e amaarou a Isaque, seu filho e deitou-o sobre altar em cima da lenha"
Gênesis 22:9


É um texto bastante conhecido, porém, sempre que ouço uma mensagem com este texto o foco sempre é Abraão, mas, neste estudo, quero lhe convidar a pensar em Isaque.
O sacrifício de ser é algo muito tenso! Afinal, ser o sacrifício é estar disposto a abrir mão de si mesmo por um propósito maior. O cristianismo sempre foi repleto de histórias de homens e mulheres que tiveram que deixar tudo o que eram para trás para seguir em direção ao chamado que Deus tinha para eles. Tanto nos tempos antes de Jesus como na igreja moderna, vimos grandes pessoas que abriram mão de tudo para pregar, ou seja, para levar a Palavra de Salvação para outros que não eram seus amigos ou parentes.

Quando leio este texto de Gênesis, eu sempre pensei no lado de Isaque. Porque, ele não era alguém desprovido de inteligência, uma pessoa fora da razão. Ele percebia o que acontecia ao seu redor, raciocinava sobre o que estava vendo e discernia suas direções. Podemos ver isso claramente na famosa pergunta de Isaque: "vejo a lenha e o fogo, mas onde está o cordeiro para o sacrifício?" (Gn 22:7). Não foi uma pergunta qualquer, Isaque estava entendendo que algo estava diferente. Provavelmente ele já havia visto seu pai oferecer sacrifícios a Deus e assim, ele tinha certeza que algo estava errado, mas, pelo que a Bíblia nos conta, ele fez a pergunta e permaneceu subindo o monte com seu pai.

Ambos chegaram ao lugar do sacrifício e a Bíblia nos omite neste momento qualquer diálogo entre Abraão e Isaque, o que vemos é que Abraão já amarrou Isaque e o colocou no altar. Neste momento, Isaque já estava ciente de sua morte.

Agora, é que entra a questão: como Abraão amarrou Isaque? Entenda: Isaque nasceu quando Abraão já tinha cem anos de idade e Isaque, era um jovem muito forte, pelo que entendemos. O próprio texto é claro nisto quando diz que Abraão deu a Isaque a lenha para o holocausto e subiram o monte. A quantidade de lenha não poderia ser tão pequena e leve, além disso, eles estavam subindo o monte, então, com certeza Isaque era alguém muito forte.

Talvez você esteja se perguntando, mas, o que tem isso haver? É muito simples: Se Abraão não tinha condições físicas para enfrentar Isaque caso ele se revoltasse e empurrasse Abraão para evitar que fosse amarrado, Abraão não teria chances de vencer Isaque e se vemos que Isaque aparece deitado sobre o altar, logo, concluímos que Isaque aceitou ser o sacrifício sem se opor a seu pai. Caso contrário, ele poderia ter enfrentado Abraão, derrubado e fugido, mas não o fez, ao contrário, permitiu ser amarrado para o sacrifício.

Quando penso nisso, aí começo a refletir sobre mim mesmo. Quando foi que eu aceitei ser o sacrifício? Quando foi que consegui abrir mão de coisas que nem são tão importantes para sacrificar a Deus a minha própria vida?

Entendi que apesar de sempre dizer pra mim mesmo que sou um cristão, muitas vezes eu não conseguia ser o sacrifício como Isaque e principalmente quando se tratava de abrir mão de minhas ideologias que não eram de acordo com as Escrituras. Quando me dei conta disso, resolvi na mesma hora, parar de bancar o dono da razão e buscar nas Escrituras Sagradas o que era o certo e o errado. Assim, tive que abrir mão de várias coisas em mim, como por exemplo, pensamentos contra meu próximo, pois por várias vezes eu julguei pessoas por não entendê-las, também deixando de lado algumas coisas que me faziam perder tempo para dar lugar para maior estudo das Escrituras, etc.

Isaque não se importou de morrer para sacrificar ao Senhor, mas, quantas vezes eu não quis abrir mão de coisas tão pequenas para sacrificar-me a Deus! Atualmente, temos vivido tanta divergência de opiniões e tantos debates que nos levam a nada e não percebemos que temos a direção, mas a negligenciamos. Nossa direção está no que as Escrituras nos dizem. Se alguém me pergunta, "o que você acha sobre esse assunto?" eu respondo: "assim a Bíblia diz...". É óbvio: um cristão tem que andar conforme os ensinos bíblicos, mas, isso exige sacrifício, exige ter uma atitude como a de Isaque, de não se importar consigo mesmo quando o assunto era obedecer e assim, agradar a Deus.

Assim sendo, o que aprendemos com Isaque é que precisamos entender mais sobre o sacrifício de ser. Ser quem Deus quer que sejamos, deixando de lado nossas opiniões particulares que são contrárias às Escrituras e nos apegando cada vez mais a Deus.

Deus abençoe tua vida hoje e sempre!

Por Rogério Filho

Nenhum comentário: