Reflexão da noite - Princípio da honra (John Bevere)


" 25 A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: Senhor, ajuda-me! 26 Ele respondeu: Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.27 Disse ela, porém: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos "
Mateus 15:25-27

Este texto é baseado no livro A Recompensa da Honra de John Bevere

Muitas vezes me deparei com este texto sem entender absolutamente nada! Jesus destrata uma mulher gentia. O curioso é que mesmo sendo negada a atenção, ela com um jeito manso e com grande humildade, chama a atenção de Jesus com sua resposta. Seu ato de honrar a Jesus, lhe garantiu receber a recompensa almejada.

Muitas vezes, me vi em oração por algo e acabei desistindo porque eu já pensava: Deus não vai querer me atender (assim como a mulher cananéia). Então, mesmo crendo que Deus pode me abençoar, em meu coração duvidei que Ele o faria. Assim, tive fé, mas não honrei a Deus; por isso, fiquei sem nenhuma recompensa. A mulher cananéia, por outro lado, mesmo recebendo um "não" de Jesus, não se irou contra Ele, não desistiu de buscar, mas, ao invés disso, o honrou, e isso fez toda a diferença.

Outro episódio que Bevere destaca é o do centurião, onde ele também busca a Jesus por uma cura e, curiosamente, Jesus lança uma frase interessante: "Nem mesmo em Israel vi uma fé como esta" (Mt 8:10). Perceba: a mãe de Jesus era israelita, João Batista era israelita e agora Jesus diz que um cidadão romano tinha mais fé que eles!

Falamos muito sobre fé, mas, segundo os princípios bíblicos, ela precisa ser acompanhada pelo ato de honrar a Deus. Assim como vemos nestes dois episódios, pessoas que não faziam parte do povo escolhido receberam sua resposta porque tiveram fé acompanhada de honra a Jesus. Muitas vezes, não alcançamos uma resposta de Deus porque só colocamos a fé em ação, mas não honramos. Quando a mulher cananéia se humilha diante de Jesus, quando o cidadão romano se declara inferior a Jesus, quando a mulher lava os pés de Jesus e derrama sobre Ele seu bálsamo, essas pessoas estavam honrando a Jesus. Bastou colocar a pessoa de Jesus acima de tudo (inclusive deles mesmos).

Honrar a Cristo não se resume apenas a dizer palavras de honra, como vemos nos dois casos, é necessário fazer algo que demonstre essa honra. Especificamente no caso de honrar a Jesus, significa colocá-Lo acima de nós mesmos. Sua vontade deve ser a nossa prioridade, Seus planos devem ser os nossos planos, e nossa vida deve estar entregue a Ele. Isso é honrar a Deus e a Jesus na prática. No dia em que compreendermos e praticarmos isso, teremos uma vida bem diferente!

Que Deus te abençoe!


Por Rogério Filho

Visite nossa igreja! Igreja Metodista em Dom Bosco - Rua Epitácio Pessoal, 177,
Dom Bosco, Volta Redonda - RJ.

Nenhum comentário: